quinta-feira, 29 de julho de 2010

Adeus Víbora, sentiremos saudades....

É, infelizmente é verdade, o predador da Dodge ira dar adeus a linha de montagem.
Houve uma época da minha vida que eu era completamente apaixonado por esse carro. Achava simplismente alucinante aquele frente imponente, aquelas rodas 3 pontas, os escapes laterais... Nossa, isso sim era um carro imponente! Ou não...
Quem não se empolgou ao ver aquele Viper vermelho na série de tv Viper?! Se bem que quando ele se transformava naquela coisa horrenda prata ate desanimava, mas mesmo assim a gente assiste por amor aos carros.
Apesar de seu grandioso(e pesado, cerca de 323kg) motor v10 de 8 litros com 400cv, não era páreo para os grandes Europeus. Pudera, pegaram um motor de um Caminhão e colocaram em um carro. Certamente não se é um bom começo pra quem quer ser um super carro, mas...
Lançado inicialmente na versão Roadster ele estreou no mercado em Janeiro de 1992.
Em 1996 as coisas começaram a ficar interessantes para o Viper, ganhou uma versão coupé. Apesar das semelhanças, ele foi extremante retrabalhado. Sua base foi totalmente redesenhada afim de reduzir alguns quilos e aumentar sua rigidez. Claro que o v10 não foi esquecido, ganhou ganhou mais 50cv. Além da mudança da suspensão, essas modificações foram suficientes para coloca-lo entre os grandes super-esportivos.
Agora em 2003 o Viper conseguiu chamar a atenção do mundo. Com sua remodelação total eles conseguiram deixar o carro com uma cara ainda mais agressiva, bom que não foi só a cara, mas o carro todo. Todo o chassis e suspensão foram refeitos.
Uma mexidinha aqui, outra ali e o motor cresceu para 8,3 litros e ganhou ainda mais 50cv, totalizando até 510cv no coupé, e se não bastasse isso, ainda conseguiram emagrecer ele para 230kg(isso sim é uma dieta não?!). Bom o bastante para romper a barreira dos 300km/h. Pronto, o Viper já é um dos maiores supercarros construidos. Em 2006 ele quebrou varios recordes nas pistas, superando os temidos Porsches 911 Gt2, Corvettes Z06, Ford GT, dentre outros. o que iritou a concorrencia, principalmente a Chevrolet que no ano seguinte estava prestes a lançar Corvette ZR1 com incríveis 638cv.
Para não deixar barato, a Dodge lançou mudou algumas coisinhas no Viper e fez que ele chegasse a 608cv. O carro simplismente atingiu seu ápise quando em 18/08/2008 o Dodge Viper ACRfez o melhor o melhor tempo de Nurburgring, um dos melhores e mais adorados circuitos do mundo, deixando para trás Porsche Carrera GT, Maserati MC12, Ferrari Enzo, e por a vai.
Infelizmente o ultimo Viper deixou a linha de produção em julho desse ano.
Adeus Viper, sentirei muitas saudades, mas aguardarei seu triunfal retorno.
AbraSSos


Video da volta em que o Viper bateu o record em Nurburgring.


Algumas fotos pra vocês se emocionarem.


terça-feira, 20 de julho de 2010

Need For Speed 2?! Existiu isso?

Esse post é pra você que tem mais de 20 anos e adorava jogos de corrida.
Se você é da mesma época que eu, ou mais velho, certamente você passava muito mais tempo fora de casa, do que dentro em frente a um computador "falando" no msn, facebook, twitter...
Porém, nos dias de chuva o que fazer?! Chamar seus amigos e jogar video game. Claro!
Naquela época o Play Station 1 era a Enzo dos consoles, e os melhores jogos eram Need for Speed 2 e Gran Turismo 1.
Gran Turismo foi o jogo que nos fez conhecer muito mais os carros japoneses e mostrar o quão bons eles são. Mas o que me chamou a atenção por algum tempo foi outro jogo, o Need fos Speed 2.
O fato de ser um simulador era bom, correm em cidades também era bom, mas o melhor e mais instigador eram alguns carros que tinham naquele jogo, que é justamente o motivo deste post.
Carros que eu nunca tinha ouvido falar até aquele momento, mas me chamavam muito a atenção.
Um deles era o Isdera Commendatore 112i. A Isdera é uma fabricante de carros situada em Leonberg, na Alemanha. A empresa foi fundada em 1981 por Eberhard Schulz, e apresentou seu primeiro modelo, o Spyder, em 1982. O Commendatore foi apresentado ao publico em 1993 e vinha equipado com um motor v12 Mercedes-Benz de 6.0L, rendendo 402cv. O que era o sufiente para levar seus 1450kg a 342km/h, levando apenas 4,7s para tira-lo da inércia e chegar a 100km/h. o Commentadore não partilhava apenas o trêm de força com a Mercedes, mas boa parte do interior também. Aliás, não sei se fui apenas eu que reparei, mas a lanterna traseira do Isdera não lembra a daqueles caminhões Mercedes 1113?


Outro carro que me chamava muito a atenção era o Italdesign Nasca C2, ou BMW Nazca. Esse carro foi um protótipo feito pelo Estudio Italdesign, do mestre Giorgetto Giuriaro. O protótipo era equipado com um motor BMW v12 de 5.7L, o mesmo utilizado nos saudosos BMW 850csi. No Nazca ele rendia 380cv, que levavam o carro de 1105kg à 305km/h, um tanto a mais que o 850csi que era limitado em 250km/h. De 0 a 100 o Nazca demorava apenas 3,7s, bem menos que os 5,9s do 850csi. Infelizmente o carro chegou a entrar em produção.

Um outro carro da Italdesign que figurou no jogo foi o Cala, que à principio foi era um protótipo encomendado pela Lambroghini para ser o sucessor da Jalpa, que seria um carro de menor porte em relação ao Diablo(que saudades!), como se fosse a Gallardo, inclusive da pra se notar as semelhanças. O cala tinha um motor v10 que produzia 400cv e levavam o Cala à 290km/h. Para um antecessor da Gallardo até que não era ruim né?!


Esse sem duvida é um dos mais instigantes carros do jogo, o Ford Indigo. Inspirado nos carros de Fómula Indy, esse belessimo protótipo, foi desenvolvido em 1996 e era propulsionado por um motor v12 baseado no v6 duratec dos Taurus. Porém, esse v12 Ford rendeu 435cv e levam os 1026kg do Indigo até 273km/h, e faz de 0 a 100 em 3,9s. Os números não são tãããos espressivos, porém o design é lindo, sem dúvida!

Agora o Ford GT 90 era para ser "O" carro. Apresentado no salão de Detroit em 1995, ele vinha com a proposta de encarar de frente os supercarros Europeus. Munido de um V12 de 6L, que na verdade nada tinha em comum com o do Indigo, esse v12 era uma junção de dois motores Lincoln V8, porém com uma bancada de 2 cilindros "cortada". Essa máquina era sobrealimentada por quatro turbinas Garrets, que lhe rendiam 730cv. Como seu corpo era feito em feito em Fibra de Carbono e repousava sobre um chassis de aluminio em fomato de colméia. Com essa juntão de corpo esbelto e coração mais do que capaz, o levavam a expressivos 410km/h e demorava apenas 3,1 para atingir 100km/h. Realmente, ele o White Elephant seria um caçador de Ferraris, porém, por motivos não revelados, a Ford não o quis coloca-lo em produção. Sua idéia inicial era de fazer 100 carros apenas para torna-lo uma lenda, mas após 3 milhões gastos em sua construção eles pararam, mas sem dúvida a lenda continua. Mas se você gostou dele não se preocupe, ele vai a leilão, o lance inicial ainda não foi divulgado.

Se você sentiu saudade assim como eu, e tem o jogo em casa, e um Play Station 1, me chame pra jogar!
abraSSos

sábado, 17 de julho de 2010

Subindo a Serra

Graças ao convite dos amigos Deko e Guigo de descer para o litoral paranaense, apesar da chuva, tive a idéia para o próximo post. Na verdade não foi a praia que meu veio a cabeça, mas sim a Serra do mar, principalmente a parte de subir a serra, que me fez lembra da maravilhosa competição automobilistica chamada Hill Climb.
O Hill Climb consiste na idéia básica percorrer um determinado espaço num menor tempo possível.(Ah Vá?!) Até ai tudo bem, o problema é quando você precisa subir uma montanha a mais de 150km/h, geralmente em estrada de terra, beirando um penhasco sem qualquer guardrail, com um carro com mais de 500cv.
Agora sim estamos falando de coisa boa!É espetacular ver a destreza dos pilotos, o ronco dos carros, a paisagem... Não há como não se arrepiar ao ver o video Peugeot 405 T16 de rally pilotado pelo finlandês Ari Vatanen no video do Festival de Chamonix em 1990. Sorte de Ari que a mãe dele não viu se esse video, pois certamente ela não o deixaria correr se visse o tamanho dos penhascos que insistem em ficar estremamente proxímos ao seu carro.
O que fez ter uma lembrança de infância, da época em que jogava Gran Turismo, no Play Station, em que eu via um carro estranho e que andava MUITO. Era o Suzuki Escudo, baseado(pásmem) no Vitara.
Um carro consebido para ser campeão de Hill Climbs pelo mundo. Trata-se de um carro de apenas 800kg, com um motor V6 Bi-turbo de apenas 2.0L, mas que gera nada mais nada menos que estúpidos 985 hp a 8100 rpm.
Mas nem só de Escudo e Vatanen vive o Hill Climb. O evento atrai todos os tipos de carros. Desde Clássicos antigos, passando por Caminhões, chegando até carros corrida de circuito fechado, como Formula Indy. Como não lembrar dos Alfa Romeo 155 de DTM(Categoria de carros de turismo alemão), com seu motor V6 2.5L de 490cv a 11900rpm(!) naturalmente aspirados, os maravilhosos Mercedes-Benz 190 Evolution e por ai vai.

Claro, não poderia esquecer de falar do último campeão do Pikes Peak International Hill Climb, Jeff Zwart com seu Porsche GT3 Cup.
Confiram o vídeo a bordo do Porsche e algumas fotos de carros que participam do Hill Climb, ou como é carinhosamente chamada, corrida para as Núvens.
*Obrigado ao Guigo(@gbarchik) pela genial ajuda nos códigos HTML!
AbraSSos
- Ari Vatanen com seu Peugeot


- Porsche de Jeff Zwart







quinta-feira, 15 de julho de 2010

Dúvida!

O que colocar no primeiro post de um blog de carros?

-A história do seu carro favorito?!
Difícil. Se você é como eu, tem muitos carros favoritos. No mesmo momento que você pensa em um Lamborghini Miura, logo em seguida você também pensa numa Ferrari 288 GTO, e assim por diante.

-Colocar uma foto do seu carro?!
Como todos temos gostos diferentes(obrigado Deus por isso!), o que é bom pra mim, nem sempre pode ser bom pra você.

-Um monte de fotos de mulheres semi-nuas e carros?!
Isso até seria uma boa opção, mas não vamos apelar para nudes para atrair pessoas. Por mais que isso funcione tão bem no Brasil quanto o motor do Bugatti Veyron rendendo 1001cv. Até por que espero que mulheres que também apreciem carros frequentem esse blog.

Já sei, vamos falar de política!
Não não, acho que não, afinal o blog é sobre carros, não sobre coisas ruins(infelizmente).

Então, por que não falar sobre o "primeiro carro"?!
Vou considerar o Benz Patent Motorwagen como o primeiro carro. Já que foi o primeiro a ter um motor de combustão interna(que é o que mais nos fascina!).
O inventor do "carro" foi Karl Friedrich Benz (1844-1929) no ano de 1885. O motor era de quatro tempos, movido a gasolina e levava o bólido a incríveis 13km/h.


AbraSSos.


Uma foto da maquina pra vocês.