quinta-feira, 29 de julho de 2010

Adeus Víbora, sentiremos saudades....

É, infelizmente é verdade, o predador da Dodge ira dar adeus a linha de montagem.
Houve uma época da minha vida que eu era completamente apaixonado por esse carro. Achava simplismente alucinante aquele frente imponente, aquelas rodas 3 pontas, os escapes laterais... Nossa, isso sim era um carro imponente! Ou não...
Quem não se empolgou ao ver aquele Viper vermelho na série de tv Viper?! Se bem que quando ele se transformava naquela coisa horrenda prata ate desanimava, mas mesmo assim a gente assiste por amor aos carros.
Apesar de seu grandioso(e pesado, cerca de 323kg) motor v10 de 8 litros com 400cv, não era páreo para os grandes Europeus. Pudera, pegaram um motor de um Caminhão e colocaram em um carro. Certamente não se é um bom começo pra quem quer ser um super carro, mas...
Lançado inicialmente na versão Roadster ele estreou no mercado em Janeiro de 1992.
Em 1996 as coisas começaram a ficar interessantes para o Viper, ganhou uma versão coupé. Apesar das semelhanças, ele foi extremante retrabalhado. Sua base foi totalmente redesenhada afim de reduzir alguns quilos e aumentar sua rigidez. Claro que o v10 não foi esquecido, ganhou ganhou mais 50cv. Além da mudança da suspensão, essas modificações foram suficientes para coloca-lo entre os grandes super-esportivos.
Agora em 2003 o Viper conseguiu chamar a atenção do mundo. Com sua remodelação total eles conseguiram deixar o carro com uma cara ainda mais agressiva, bom que não foi só a cara, mas o carro todo. Todo o chassis e suspensão foram refeitos.
Uma mexidinha aqui, outra ali e o motor cresceu para 8,3 litros e ganhou ainda mais 50cv, totalizando até 510cv no coupé, e se não bastasse isso, ainda conseguiram emagrecer ele para 230kg(isso sim é uma dieta não?!). Bom o bastante para romper a barreira dos 300km/h. Pronto, o Viper já é um dos maiores supercarros construidos. Em 2006 ele quebrou varios recordes nas pistas, superando os temidos Porsches 911 Gt2, Corvettes Z06, Ford GT, dentre outros. o que iritou a concorrencia, principalmente a Chevrolet que no ano seguinte estava prestes a lançar Corvette ZR1 com incríveis 638cv.
Para não deixar barato, a Dodge lançou mudou algumas coisinhas no Viper e fez que ele chegasse a 608cv. O carro simplismente atingiu seu ápise quando em 18/08/2008 o Dodge Viper ACRfez o melhor o melhor tempo de Nurburgring, um dos melhores e mais adorados circuitos do mundo, deixando para trás Porsche Carrera GT, Maserati MC12, Ferrari Enzo, e por a vai.
Infelizmente o ultimo Viper deixou a linha de produção em julho desse ano.
Adeus Viper, sentirei muitas saudades, mas aguardarei seu triunfal retorno.
AbraSSos


Video da volta em que o Viper bateu o record em Nurburgring.


Algumas fotos pra vocês se emocionarem.


Um comentário:

  1. Definitivamente mais uma obra prima do automobilismo em design e principalmente motor. Vamos la, não sou o maior entendedor de carros do mundo, mas esse capo estendido realmente é amedrontador e da a ideia de potencia gigante. Pessoalmente, nunca fui muito deste carro, respeito muito mas nada nele me surpreende ou me faz desejalo haha. MUSTANG GT FOR EVER

    ResponderExcluir