Primeiro, gostaria de pedir desculpas por ficar todo esse tempo ausente, estava com alguns problmas, mas voltamos a ativa.
Um dos motores que sempre me fascinou é o do Mazda RX-7, um motor do tipo rotativo Walkel. Ele foi criado por Felix Wankel em meados de 1924. Desde que fiquei sabendo do termo rotativo fiquei quebrando a cabeça pra imaginar isso. Vi umas fotos e só depois de muito tempo e imaginação fui entender como era o ciclo. Foi ai que vi ainda mais beleza nele. Esse motor é um caso a parte no que se diz respeito a combustão interna. Ele foge do comum Cabeçote, pistão, biela, virabrequim... De uma forma grosseira ele é apenas um bloco com um "pistão" rotativo, o que faz com que o nivel de ruidos e vibrações sejam extremanente baixas. No RX-7 era utilizado dois motores rotativos que deslocavam 1,3L e aliados a sobrealimentação de dois turbos, rendiam a ele nada menos que 276cv(!). Sem duvida, é um motor com excente rendimento, porém pecava um pouco pelo consumo e emissão de poluentes. Como nada é perfeito, o problema do Wankel é a vendação entre os cilindros devido a dilatação do material, mas nada que ofusque seu brilho.
Para se ter uma ideia do quão interessantes são esses motores, em 1991 a Mazda foi campeã das 24 horas de Le-mans com o protótipo 787b(não sei por que, mas sou apaixonado por esses carros). Além do carro ter sido primorosamente construido, com seu chassis feito de fibra de carbono e kevlar(esse mesmo, usado em colotes a prova de bala), ultilizava um motor com 4 rotores. O motor era tinha era de 2,6L e rendia absurdos 700cv a 9000rpm, e isso com aspiração natural. O motor era alimentado por uma injeção eletrônica feita pela Denso e utilizava duas velas por rotor.
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