Esse post é pra você que tem mais de 20 anos e adorava jogos de corrida.
Se você é da mesma época que eu, ou mais velho, certamente você passava muito mais tempo fora de casa, do que dentro em frente a um computador "falando" no msn, facebook, twitter...
Porém, nos dias de chuva o que fazer?! Chamar seus amigos e jogar video game. Claro!
Naquela época o Play Station 1 era a Enzo dos consoles, e os melhores jogos eram Need for Speed 2 e Gran Turismo 1.
Gran Turismo foi o jogo que nos fez conhecer muito mais os carros japoneses e mostrar o quão bons eles são. Mas o que me chamou a atenção por algum tempo foi outro jogo, o Need fos Speed 2.
O fato de ser um simulador era bom, correm em cidades também era bom, mas o melhor e mais instigador eram alguns carros que tinham naquele jogo, que é justamente o motivo deste post.
Carros que eu nunca tinha ouvido falar até aquele momento, mas me chamavam muito a atenção.
Um deles era o Isdera Commendatore 112i. A Isdera é uma fabricante de carros situada em Leonberg, na Alemanha. A empresa foi fundada em 1981 por Eberhard Schulz, e apresentou seu primeiro modelo, o Spyder, em 1982. O Commendatore foi apresentado ao publico em 1993 e vinha equipado com um motor v12 Mercedes-Benz de 6.0L, rendendo 402cv. O que era o sufiente para levar seus 1450kg a 342km/h, levando apenas 4,7s para tira-lo da inércia e chegar a 100km/h. o Commentadore não partilhava apenas o trêm de força com a Mercedes, mas boa parte do interior também. Aliás, não sei se fui apenas eu que reparei, mas a lanterna traseira do Isdera não lembra a daqueles caminhões Mercedes 1113?
Outro carro que me chamava muito a atenção era o Italdesign Nasca C2, ou BMW Nazca. Esse carro foi um protótipo feito pelo Estudio Italdesign, do mestre Giorgetto Giuriaro. O protótipo era equipado com um motor BMW v12 de 5.7L, o mesmo utilizado nos saudosos BMW 850csi. No Nazca ele rendia 380cv, que levavam o carro de 1105kg à 305km/h, um tanto a mais que o 850csi que era limitado em 250km/h. De 0 a 100 o Nazca demorava apenas 3,7s, bem menos que os 5,9s do 850csi. Infelizmente o carro chegou a entrar em produção.
Um outro carro da Italdesign que figurou no jogo foi o Cala, que à principio foi era um protótipo encomendado pela Lambroghini para ser o sucessor da Jalpa, que seria um carro de menor porte em relação ao Diablo(que saudades!), como se fosse a Gallardo, inclusive da pra se notar as semelhanças. O cala tinha um motor v10 que produzia 400cv e levavam o Cala à 290km/h. Para um antecessor da Gallardo até que não era ruim né?!
Esse sem duvida é um dos mais instigantes carros do jogo, o Ford Indigo. Inspirado nos carros de Fómula Indy, esse belessimo protótipo, foi desenvolvido em 1996 e era propulsionado por um motor v12 baseado no v6 duratec dos Taurus. Porém, esse v12 Ford rendeu 435cv e levam os 1026kg do Indigo até 273km/h, e faz de 0 a 100 em 3,9s. Os números não são tãããos espressivos, porém o design é lindo, sem dúvida!
Agora o Ford GT 90 era para ser "O" carro. Apresentado no salão de Detroit em 1995, ele vinha com a proposta de encarar de frente os supercarros Europeus. Munido de um V12 de 6L, que na verdade nada tinha em comum com o do Indigo, esse v12 era uma junção de dois motores Lincoln V8, porém com uma bancada de 2 cilindros "cortada". Essa máquina era sobrealimentada por quatro turbinas Garrets, que lhe rendiam 730cv. Como seu corpo era feito em feito em Fibra de Carbono e repousava sobre um chassis de aluminio em fomato de colméia. Com essa juntão de corpo esbelto e coração mais do que capaz, o levavam a expressivos 410km/h e demorava apenas 3,1 para atingir 100km/h. Realmente, ele o White Elephant seria um caçador de Ferraris, porém, por motivos não revelados, a Ford não o quis coloca-lo em produção. Sua idéia inicial era de fazer 100 carros apenas para torna-lo uma lenda, mas após 3 milhões gastos em sua construção eles pararam, mas sem dúvida a lenda continua. Mas se você gostou dele não se preocupe, ele vai a leilão, o lance inicial ainda não foi divulgado.
Se você sentiu saudade assim como eu, e tem o jogo em casa, e um Play Station 1, me chame pra jogar!
abraSSos
Nenhum comentário:
Postar um comentário